Páginas

28/09/2014

piranha assada


Você já comeu piranha? Trocadilhos a parte, a piranha é um dos peixes mais saborosos que existe. Sua carne branquinha e firme, tem um gosto adocicado e simplesmente desmancha na boca.

Como ela é um peixe de água doce não tem aquele gosto de iodo da água do mar e seu sabor é tão delicado que não precisa de quase nenhum tempero para realçar a carne.

A piranha é um peixe carnívoro, nativo da América do Sul, e é parente do pacu e do dourado. Sua preparação mais famosa é o caldo de piranha, comum na culinária do Mato Grosso do Sul.

A piranha não é um peixe usualmente comercializado e se você não tem um pai ou amigo pescador, as suas chances de saborear essa iguaria diminuem muito. Pra minha sorte, meu pai é pescador há vinte anos e nessa última viagem ele trouxe esse lindo peixão de mais de 3Kg.

Eu vou passar a receita dessa piranha pra vocês, mas não se acanhem em tentar com outros peixes de água doce. Dourado, pirajuba, aruanã, corvina ou pintado também dão super certo nessa preparação.


Piranha Assada

Ingredientes:
1 piranha fresca e limpa de 3,5Kg
4 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa rasa de sal
1 limão cortado em rodelas

Preparo:
1 - Forre um tabuleiro com papel alumínio e regue com um pouco de azeite. Faça uma pasta misturando o alho, o azeite e o sal. Reserve;
2 - Coloque o peixe no tabuleiro e faça talhos diagonais na carne, não muito fundos. Espalhe o tempero por cima do peixe e coloque as rodelas de limão dentro da cavidade abdominal;
3 - Cubra com outra folha de papel alumínio e asse em forno alto (250oC) por 45 minutos. Sirva com uma manteiga de alcaparra e suco de limão.

Piranha já assada.
Detalhe da piranha assada.

Uma semana cheia de realizações para todos nós e bon appétit!

Um comentário:

  1. nossa q delicia adorei a piranha fiz pro meu filho ele adorou ta lambendo os dedo até do pé

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover