Páginas

08/07/2014

cheesecake cru vegano (sem glúten e açúcar refinado)


Além de serem incrivelmente saborosas, sobremesas cruas (raw food) são também algumas das opções mais saudáveis que você vai encontrar quando quiser comer um doce. Elas são boas porque geralmente usam somente ingredientes integrais e não processados, Nozes e castanhas, sementes, frutas secas e frescas, óleos saudáveis e adoçantes naturais são os ingredientes chaves da culinária raw.

E como não são assadas, são mais leves e de digestão mais fácil. E a maioria das receitas são isentas de glúten e veganas.

Quando vi pela primeira vez essa receita de cheesecake, eu pensei: “Humm, que receita interessante...”. Esse é um cheesecake que não leva cream cheese, açúcar refinado, glúten, qualquer tipo de farinha e é 100% vegano. Ou seja, é totalmente diferente de qualquer cheesecake que eu já fiz ou comi antes. O recheio é feito a base de castanha de caju crua e coco. Melhor é impossível!

Então, cheia de entusiasmo, eu comprei os ingredientes e fiz. O resultado surpreendeu. Ele é bem simples e embora você precise preparar algumas etapas no dia anterior, não tem nenhum segredo e dificilmente vai dar errado.

Esse cheesecake é uma sobremesa de respeito que impressiona pelo visual, pelo sabor e pela textura cremosa e aveludada. E tudo isso sem culpa e com a certeza de estar comendo somente coisa boa pra você!


Cheesecake Cru Vegano (sem glúten e açúcar refinado)

Ingredientes:
Para a base
120g de tâmaras sem caroço
100g de castanha do Pará
50g de farinha de castanha de caju
50g de coco ralado
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de melado de cana
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal

Para o recheio
250g de castanha de caju crua
300ml de creme de coco*
½ xíc. de adoçante estévia em pó
1 colher de chá de pasta ou essência de baunilha
suco de 1 limão
2 colheres de chá de pectina em pó (ou agar-agar)
raspas de 1 laranja

Preparo:
1 – Para a base, deixe as tâmaras de molho em água morna por 15 minutos. Escorra e as coloque em um processador de alimentos com o restante dos ingredientes. Bata até que se forme uma farofa úmida e uniforme. Espalhe nos fundos e laterais de uma forma de fundo removível. Reserve na geladeira;
2 – Para o recheio, deixe as castanhas de caju de molho em água, dentro da geladeira por no mínimo 12 horas. Depois desse tempo, escorra as castanhas e coloque no processador de alimentos junto com o creme de coco, a estévia e a baunilha. Bata até virar um creme homogêneo;
3 – Dissolva a pectina no suco de limão e acrescente ao creme. Bata mais um pouco. Espalhe o recheio por cima da base, decore com as raspas de laranja e deixe gelar por 4 horas. Sirva com rodelas de laranja fresca e espalhe seu amor!

*Para fazer o creme de coco, reduza uma garrafa de 900ml de leite de coco para 1/3 de seu volume. É só colocar em uma panela em fogo brando por mais ou menos 40 minutos. Depois deixe na geladeira durante a noite e use no dia seguinte.


Uma receita feita só de coisa boa, tem como dar errado?

Uma boa semana para todos e bon appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover