Páginas

18/06/2014

pesto de pimentões assados


Um dia eu vou fazer uma enquete aqui no blog só para saber quais os alimentos vocês sempre têm encostados no fundo da geladeira. Na minha geladeira sempre tem um vidro de tomate seco no óleo turvo, um pote de maionese quase vazio e uma tupperware com feijão refogado.

Às vezes tem pimentão que minha mãe comprou no sacolão semana passada e que eu não consegui usar em nenhuma receita. Eu acho pimentão é um ingrediente tão complexo de se usar! A textura crua não agrada a todos e cozido perde muito do seu sabor. Então pesto me parece a receita perfeita!

Um molho pesto consiste invariavelmente de uma mistura de uma erva ou nesse caso, de pimentão, alho, um tipo de castanha ou noz, azeite e queijo ralado. E claro, baseado nesse princípio, você pode fazer as mais diferentes combinações. Pode até excluir o queijo, se seguir uma dieta vegana.

Eu parei de tomar leite e comer queijo, mas pra esse pesto de pimentões, eu abri uma exceção.

Nessa receita eu utilizei um pimentão vermelho e um amarelo assado na churrasqueira (aproveitei o churrasco que rolou aqui em casa no dia do jogo do Brasil) e ainda acrescentei um vidro de pimentões em conserva no óleo. Não é essencial, mas ajuda muito no sabor. Se você não quiser é só substituir por mais um pimentão vermelho.

Outra dica é a questão do alho. No pesto, normalmente se usa um ou dois dentes de alho crus, mas eu faço diferente. Eu asso no forno por 30 minutos, uma cabeça inteira de alho cortada pela metade. Aí você tem todo o sabor do alho de maneira muito mais delicada e suave.

Então anote aí essa receita de dar água na boca:


Pesto de Pimentões Assados

Ingredientes:
1 pimentão vermelho assado e sem a pele
1 pimentão amarelo assado e sem a pele
1 vidro de pimentões italianos sem pele em conserva
dentes de 1 cabeça de alho inteira assada no forno
3/4 xíc. de azeite de oliva
1 xíc. de castanha do Pará
3/4 xíc. de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de sal

Preparo:
1 - Bata tudo no processador até que fique com uma consistência de molho pesto: levemente líquido e "pedaçudo". Não processe demais de jeito nenhum!





Esse pesto fica bom com tudo: no pão, no macarrão, com peixe e em também em uma torta de abóbora que eu fiz e já vou postar a receita pra vocês.

E ele rende bastante também. Só que este, eu duvido que você vai esquecer no fundo da sua geladeira!

Uma ótima semana e bon appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover