Páginas

10/06/2014

lasanha de abobrinha e cenoura com mandiokejo (vegana, gluten-free)


Não sei se as outras pessoas que não ingerem lactose sentem falta de queijo como eu sinto. Eu gosto de queijo e mesmo sabendo e vivenciando os benefícios de cortar esse alimento da dieta, ainda morro de saudades de uma muçarela derretida na pizza (sem glúten, é claro!).

Descobri recentemente o Mandiokejo (Atenção, este não é um post publicitário. Eu só testei o produto e estou contando pra vocês). Ele é um preparado em pó 100% vegetal que contém mandioca, batata baroa e feijão branco e que depois de misturado com água e azeite se transforma em uma espécie de queijo cremoso vegano.

É claro que não é igual à catupiry, mas se você é adepto de uma dieta mais leve e "limpa" o Mandiokejo cumpre bem o papel de dar cremosidade e sabor à sua lasanha. E depois de preparado tem menos calorias e gordura do que a tradicional muçarela.

Olha gente, manter uma alimentação saudável exige comprometimento e cabeça aberta. Esperar o sabor de uma lasanha à bolonhesa em uma lasanha vegana de abobrinha e cenoura é certeza de frustração. Mas se você conseguir aceitar que o seu paladar só está mal acostumado com tanta gordura, sal e carne, você já deu o primeiro passo para abraçar um estilo de vida mais inteligente.

Então vamos à receita:


Lasanha de Abobrinha e Cenoura com Mandiokejo (vegana, gluten-free)

Ingredientes:
1 abobrinha
1 cenoura
2 xíc. de molho de tomate
1/2 xíc. de azeitonas picadas
4 colheres de sopa de Mandiokejo
1 1/4 xíc. de água
1 colher de sopa de azeite de oliva
cebolinha picada à gosto

Preparo:
1 - Fatie a abobrinha e a cenoura em fatias finas, imitando a massa de lasanha. Arrume as fatias de abobrinha em um tabuleiro antiaderente e tempere com uma pitada de sal. Asse por 20 minutos em forno médio (180oC). Cozinhe as fatias de cenoura em água fervente por 10 minutos. Reserve;
2 - Misture o molho de tomates com as azeitonas picadas. Reserve;
3 - Monte a lasanha fazendo as seguintes camadas: molho de tomates, abobrinha assada, molho de tomates, Mandiokejo, cebolinha picada, cenoura cozida, molho de tomate, Mandiokejo e cebolinha picada. Asse por 50 minutos em forno médio (200oC) e sirva puro ou com arroz branco.

Esse é o Mandiokejo:


Boa semana e bon appétit!

2 comentários:

Pin It button on image hover