Páginas

30/05/2014

salmão com abóbora e "peixetarianismo"


O bom de ter um blog pessoal, independentemente do assunto, é que você acaba fazendo uma espécie de diário involuntário da sua vida. Olhando para trás, há pouco mais de três anos e meio, consigo ver como minha escrita melhorou, como as minhas fotografias se tornaram mais belas e o mais engraçado: como eu como muito mais saudável.

Acho incrível quando vejo algumas das receitas que fiz e comi, provavelmente regadas a cerveja e vinho, e que hoje nem passariam perto do meu prato. Frango à Parmegiana, Macaroni n’ Cheese e algumas sobremesas exageradamente doces já fizeram parte do meu cardápio e felizmente hoje não fazem mais.

Não me entendam mal, o Melinda na Cozinha ainda é um blog de gastronomia, onde comida boa sempre vai ser o assunto. Mas a minha definição de comida boa mudou bastante.

Hoje eu tenho algumas restrições alimentares que estão me tornando uma pessoa mais magra, mais saudável, mais disposta e mais bonita (alguns andam dizendo por aí...). Então por enquanto, aqui no blog, vou continuar postando esses tipos de receita que estão me tornando uma pessoa muito mais feliz. Serão sempre receitas sem glúten, sem leite e sem queijo, sem carne (peixe é ok!), sem ingredientes processados, sem excesso de açúcar e sempre com foco nas frutas e vegetais.

Gosto de dizer que sou/estou peixetariana. Na verdade, já fui vegetariana (não comia nem peixe) por cinco anos e foi ótimo pra mim na época. Mas ainda não consigo abolir a carne por completo novamente, e um peixinho ocasionalmente me dá forças para os treinos de corrida. Quem sabe no futuro.

Tenho que contar também que parei de beber há um ano. Eu ainda gosto muito da bebida e dos efeitos que ela provoca, mas infelizmente ela parou de gostar de mim. E a falta de reciprocidade no “relacionamento” tornou tudo muito difícil. Tivemos até uns “flertes” durante esse período de afastamento, mas o resultado foi desastroso. Por isso acho que esse é realmente um capítulo sem volta na minha vida.

Estou contando tudo isso, para que vocês, meus leitores, entendam um pouco as mudanças no blog e no perfil de receitas. Mas eu prometo nunca deixar o sabor de lado!

A receita de hoje:

Salmão com Molho de Pimenta Doce e Abóbora ao Curry
(para 1 pessoa)

Ingredientes:
1 pedaço de salmão de 200g
2 colheres de sopa de molho de pimenta doce (foto abaixo)
1 abóbora de pescoço de 500g
1 colher de chá de pasta de curry (foto abaixo)
Suco de 1 limão
1 colher de chá de mel
Sal
Pimenta do reino

1 - Descasque e pique a abóbora em fatias finas. Coloque em uma vasilha. Prepare a marinada misturando a pasta de curry, o suco de limão e o mel. Regue a abóbora, misture bem para que todos os pedaços estejam cobertos e os arrume em uma assadeira antiaderente. Asse em forno médio (200oC) por 40 minutos;
2 - Pincele os dois lados do salmão com o molho de pimenta doce e tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Frite em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite;
3 - Faça um berço com a abóbora assada e coloque o pedaço de salmão por cima. Regue com azeite de oliva e suco de limão.


Dicas:
- Eu usei os molhos da marca “Exotic Food” que são vendidos no Verdemar aqui em BH. Eles são feitos com ingredientes 100% naturais e não têm conservantes. Bons para agilizar suas receitas;


- Vocês podem ver pelas fotos que eu gosto de salmão cru. Eu frito por um minuto e meio de cada lado. Se você gosta mais passado é só deixar mais tempo.

Receita esperta e cheia de coisa boa.

Bom fim de semana e bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover