Páginas

01/05/2014

pernil mexicano


Já virou tradição. Feriado do dia do trabalho aqui no blog é dia de carne de porco assada. Ano passado foi joelho de porco. Esse ano é pernil.

Mas esse não é o seu costumeiro pernil assado à moda mineira. A minha receita tem sabores mais ousados e um leve aroma mexicano. É apimentado e adocicado. Do jeito que eu gosto o meu porquinho.

Eu vi esse prato no programa do chef Bill Granger, o Bill's Kitchen: Notting Hill. O Bill é um chef australiano que vive em Londres e sua reputação é de ser um cozinheiro que consegue unir culinárias de todo o mundo em um único prato. Eu particularmente adoro a maneira moderna e fácil com que ele aborda a culinária caseira.

Para acompanhar o assado, eu fiz umas batatas gratinadas simples. Já que a carne é bem temperada, é bom que o acompanhamento seja mais suave. O pernil também fica uma delícia dentro de um pão de queijo quentinho! Anote a receita:


Pernil Mexicano

Ingredientes:
1 peça de pernil desossado de 1,8kg
4 cebolas descascadas e cortadas em rodelas

Marinada
suco e raspas de 2 tangerinas ou laranjas
suco de 1 limão
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de páprica defumada
1/2 colher de chá de cominho
1/2 colher de chá de canela em pó
4 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de sopa sal
pimenta do reino à gosto
molho de pimenta à gosto (eu coloquei 2 colheres de chá)

Preparo:
1 - Misture todos os ingredientes da marinada e despeje sobre o pernil. Deixe descansar por uma hora dentro da geladeira;
2 - Forre uma panela que possa ir ao forno com 3/4 das cebolas. Coloque o pernil por cima, despeje a marinada e coloque o resto das cebolas por cima. Assim:


3 - Cubra com papel alumínio e tampe. Asse por 3 horas e meia em forno baixo (180o C), abrindo e regando o pernil a cada hora;
4 - Retire o pernil da panela, coloque o molho que se formou junto com as cebolas em um potinho e sirva com limões cortados.


Eu gosto de fazer assados porque são fáceis e você não precisa ficar vigiando na beira do fogão. Eles são práticos para os dias em que você quer comer uma comidinha caseira mas também não quer sair de debaixo do cobertor.

Espero que tenham gostado da sugestão!

Bom feriado e bon appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover