Páginas

09/03/2014

socca (sem glúten e vegano)


Socca ou farinata é uma comida de rua clássica do sul da França, principalmente em Nice. Lá você vai ver vendedores de rua com fornos à lenha adaptados para cozinhar essas panquecas de farinha de grão de bico por todo lugar. Eles as servem bem quentes com sal marinho, pimenta do reino e um fio de azeite. A receita é naturalmente sem glúten e vegana, ótima para agradar o público mais saudável.

Como acontece com muitos pratos tradicionais, há uma dúzia de maneiras diferentes de fazer. Eu gosto de assar no forno, em uma forma antiaderente e depois ligar rapidamente o grill para tostá-lo.

A minha receita, eu peguei no blog do David Lebovitz, e consiste em partes iguais de farinha de grão de bico e água, acrescida de uma colher de sopa de azeite e uma pitada de sal. Você também pode adicionar ervas secas, especiarias ou alho picado à massa para dar um toque especial.

Pra mim, socca é a típica receita mão na roda. Principalmente para quem não come glúten. Sirva quente saído do forno com alguns queijos e azeitonas para um tira gosto fácil. Ou o misture picado à salada verde.

E mesmo para jantares práticos, de dia de semana, o socca tem grande potencial. É uma massa de pizza rápida ou pode ser enrolado como um burrito. Você também pode usá-lo como pão pita e recheá-lo com carnes e legumes ou como naan para acompanhar curries picantes.

E você, já experimentou socca?


Socca (sem glúten e vegano)

Ingredientes:
2 xíc. de farinha de grão de bico
2 xíc. de água
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal

Preparo:
1 - Misture a farinha e a água em uma vasilha. Deixe descansar por duas horas, para que a farinha absorva a água;
2 - Acrescente o azeite e o sal e misture bem. Despeje em uma forma antiaderente regada com azeite de oliva e leve ao forno por 30 minutos. Depois de assado, ligue o grill para tostá-lo por cima;
3 - Corte em pedaços e regue com azeite e salpique um pouco de sal.




Eu sei que farinha de grão de bico não é um ingrediente que estamos muito familiarizados. Mas essa é uma das vantagens de parar de comer glúten. Na busca por alternativas à farinha de trigo a gente acaba descobrindo alimentos mais saudáveis e saborosos que não usávamos por estarmos habituados com os mesmos alimentos desde sempre.

E o melhor dessa farinha é que ela tem duas vezes a quantidade de proteína encontrada na farinha de arroz integral. Bom né?!

Pode fazer que você vai adorar!

Bom início de semana para todos e bon appétit!


2 comentários:

  1. Fiquei com muita vontade fazer essa receita, mas tenho uma dúvida. É fácil de encontrar a farinha de grão de bico ?
    Gostaria também de saber onde encontrar na zona leste de São Paulo, a goma xantana ou CMC.
    Obrigada.
    Leonídia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonídia!
      Em SP deve ser muito fácil encontrar farinha de grão de bico e goma xantana. Eu sou de Belo Horizonte e peço muito pela internet na loja Estação do Grãos (http://www.estacaodosgraos.com.br/).
      O endereço físico da loja é Rua Turiassú, 1367, Perdizes.
      Hoje em dia esses produtos são muito mais fáceis de achar do que há cinco anos atrás. Lojas de produtos naturais também costumam ter.
      Um abraço,
      Renata.

      Excluir

Pin It button on image hover