Páginas

27/03/2014

pudim de pão com chocolate, passas e coco (sem glúten)


Eu realmente não gosto de ficar mais de uma semana sem postar nada aqui no blog. Parece que eu perco a conexão com vocês leitores. Mas às vezes a gente se depara com alguns imprevistos que tiram a gente da nossa rotina.

Há umas três semanas eu fiz a minha sétima e última tattoo. É um ensō no antebraço direito. Na primeira semana estava tudo bem. A partir do sétimo dia eu desenvolvi uma alergia severa à tinta da tatuagem, o que prejudicou a cicatrização. Eu ainda não sei se vai ficar tudo bem. Estou medicada e observando a tattoo, mas tive que parar com as minhas atividades costumeiras como cozinhar, desenhar, pintar e até correr por conta do incômodo que estou sentindo.

Eu até tentei fazer um pão há uns dois dias, mas a minha cabeça está tão cheia de preocupação que obviamente a receita deu "mais ou menos" errada. Eu não consigo cozinhar se não estou 100%. Sempre que eu tento, a coisa desanda.

O pão que eu tentei fazer era um pão de forma sem glúten. O que aconteceu é que eu errei o tamanho da forma e a massa transbordou um pouco, causando um afundamento no centro da massa que restou. O sabor ficou ótimo, mas a aparência ficou horrível.

Daí veio a ideia de fazer pudim de pão. Eu nunca tinha feito pudim de pão com pão sem glúten. Mas funcionou demais e ficou uma delícia. É claro que você não precisa usar pão que deu errado. Pode usar o pão que tem em casa. Pode ser até pão comum mesmo, se você não tem restrições ao glúten. E pode incrementar a receita com o que quiser: chocolate, frutas secas, nozes e coco.

Anote aí:


Pudim de Pão com Chocolate, Passas e Coco (sem glúten)

Ingredientes:
350g de pão sem glúten (ou pão comum)
3 ovos
1 xíc. de leite integral
1 xíc. de leite de coco
3 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de noz moscada em pó
80g de chocolate amargo picado
1/3 xíc. de uva passa branca
1/2 xíc. de coco ralado sem açúcar
1 colher de sopa de açúcar cristal para polvilhar

Preparo:
1 - Despedace o pão em pedaços de 2cm de diâmetro dentro de uma vasilha grande. Reserve:
2 - Misture em outro recipiente o leite, o leite de coco, o açúcar, a canela, a baunilha e a noz moscada. Misture bem com um fouet. Coloque essa mistura sobre o pão e deixe descansar por 15 minutos;
3 - Acrescente o chocolate, a uva passa e o coco ralado à massa. Misture e despeje em um refratário untado com manteiga e enfarinhado (eu uso farinha de arroz). Polvilhe com o açúcar cristal e asse em forno médio (180oC) por 45 minutos;
4 - Sirva quente com sorvete ou em temperatura ambiente com uma xícara de café quentinho!




Pudim de pão sempre foi um clássico aqui em casa. Todo mundo gosta e eu como desde criança. E foi a primeira receita que eu aprendi a fazer com minha avó paterna. Então foi super legal ter dado certo com pão sem glúten.

Espero que tenham gostado!

Bom "findes" e bon appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover