Páginas

11/02/2014

pão de inhame e açafrão (sem glúten)


Eu tinha uns inhames aqui em casa e resolvi testar uma receita de pão nova. Eu até já postei uma receita de pãozinho de inhame, feito com polvilho, tipo um pão de queijo sem queijo. Mas essa receita está mais para um pão de forma.

Para fazer esse pão, eu peguei várias receitas de pão de inhame, de batata e de mandioquinha, somei, dividi tudo por dois, multipliquei por 1,133 e criei a minha própria receita. E o pão ficou muito bom!

Mas como eu sou muito chic, é claro que a minha receita tem um toque de glamour. O inhame depois de cozido adquire uma coloração acinzentada e o pão pode ficar com uma aparência não muito apetitosa. Então eu pensei e lembrei-me de um presente que ganhei há pouco tempo do meu irmão: açafrão. Ele trouxe pra mim um açafrão em pistilo direto do Marrocos e eu estava esperando ansiosamente para usá-lo.

O açafrão em pistilo tem um aroma muito sutil e facilmente pode ser mascarado por outros ingredientes mais fortes. Mas sua principal função é tingir potentemente com um amarelo ocre, quase Van Gogh, risotos, sopas, tagines, pães e o que mais a sua imaginação mandar.

Mas o mais sensacional dessa história é colocar os pistilos dentro da água quente e assistir o pigmento se soltar lentamente pelo líquido, quase que numa coreografia aquática.

E o pão depois de pronto ficou com uma cor levemente dourada e com vários "pistilinhos" de açafrão visíveis nas fatias. Lindo!

Então anotem aí:


Pão de Inhame e Açafrão (sem glúten)

Ingredientes:
1 xíc. de farinha de arroz branco
1 xíc. de farinha de arroz integral
1 xíc. de fécula de batata
1 ½ xíc. de inhame cozido e amassado
1 xíc. de água morna
½ xíc. de leite integral morno
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de vinagre
10 gramas de fermento biológico seco (1 colher de sopa)
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
1 colher de chá de goma xantana
2 colheres de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de açafrão em pistilo
1 gema para pincelar
gergelim preto

Preparo:
1 - Misture ½ xícara de água morna com o açafrão e reserve. Misture o restante da água morna com o leite morno, o açúcar e o fermento biológico. Deixe descansar por 5 minutos, até que o fermento comece a agir;
2 - Em uma vasilha grande, coloque as farinhas, o fermento químico em pó, o sal e a goma xantana. Misture bem;
3 - Acrescente o inhame cozido, os ovos, o azeite, a água com açafrão, o vinagre e a mistura de água, leite e fermento biológico. Misture com as mãos (eu prefiro assim) ou bata na batedeira por 3 minutos;
4 - Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada (a massa fica com aparência de massa de bolo), cubra com filme plástico e deixe crescer em lugar quente por 1 hora;
5 - Depois de uma hora, pincele com a gema de ovo e salpique o gergelim por cima. Asse em forno pré-aquecido a 180o C por mais ou menos 1 hora. Espere o pão descansar por 15 minutos antes de cortar.

Dica da Melinda:
- Congele o pão em fatias e quando for consumir basta descongelar, levar ao forno ou à torradeira;
- Se você não tiver açafrão, pode usar cúrcuma em pó no lugar. 1 colher de chá é suficiente para colorir o seu pão.


Receitas com inhame são uma ótima pedida para quem não pode ou não quer comer farinha de trigo.  Esse tubérculo tem uma viscosidade natural, que ajuda muito na consistência do pão. Além de ser super saudável e cheio de benefícios para a saúde.

Paz e bon appétit!


Um comentário:

Pin It button on image hover