Páginas

08/12/2013

Scone de Natal


Confesso que amo essa época do ano. Nem é tanto por causa das comemorações em si, já que meu entusiasmo natalino reduziu com o passar dos anos, mas sim por causa da enorme oferta de produtos que eu adoro nos supermercados. Frutas secas, nozes, cerejas, castanhas portuguesas, panetones... Estes são os sabores que eu simplesmente não resisto.

Mesmo estando em uma dieta "restrita", sem glúten e lactose para diminuir as lesões provocadas pelos meus treinos de corrida e também para diminuir o número da calça jeans, nos fins de semana eu relaxo e e me delicio com um agrado.

Esse Scone de Natal é uma espécie de pão de minuto, recheado com cerejas em calda, amêndoas e chocolate ao leite. Ele é fofinho, super leve e não é muito doce.

Tradicionalmente, o scone é um pãozinho/bolinho individual feito com fermento químico, nunca com levedura. Ele é servido no chá das cinco na Inglaterra acompanhado de clotted crem (creme de leite encorpado) e geleia. Vamos à receita:

Scone de Natal

Ingredientes:
2 xíc. de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga gelada, cortada em cubos
1 caixinha de creme de leite
1 ovo
1 colher de sopa de raspas de laranja
2 colheres de chá de pasta ou essência de baunilha (opcional)
1/2 xíc. de cerejas em calda picadinhas
1/2 xíc. de amêndoas picadas
1/2 xíc. de chocolate ao leite picado

Preparo:
1 - Pré aqueça o forno a 180oC;
2 - Em um bowl, misture a farinha, o fermento, a açúcar e o sal. Adicione a manteiga gelada e com as pontas dos dedos misture os ingredientes até que se forme uma espécie de farofa;
3 - Acrescente o creme de leite, os ovos, as raspas de laranja e a baunilha. Misture com uma espátula até que tudo se incorpore;
4 - Transfira a massa para uma superfície de trabalho coberta de farinha de trigo. Polvilhe um pouco de farinha de trigo por cima e sove delicadamente a massa por um minuto. Não sove a massa demais, senão seu scone ficará pesado!;
5 - Acrescente as cerejas, as amêndoas e o chocolate e incorpore à massa com delicadeza, esticando e dobrando;
6 - Estique a massa com as mãos até que se forme um retângulo de 20x35cm. Corte três tiras no sentido do comprimento, corte em quadrados e depois em triângulos. Disponha em uma assadeira anti-aderente e asse por 25 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar impalpável.

É muito importante que não se trabalhe a massa em demasia. Um scone leve é um scone pouco mexido!

Essa massa pode ser congelada sem assar. Basta cortar os pãezinhos, arrumá-los em um tabuleiro e colocar no freezer. Depois de congelados guarde em um saco plástico. Na hora de assar é só levar direto do freezer para o forno.


E pra vocês verem que vida de blogueira de culinária não é feita só de bolos e suspiros...

Eu na XV Volta Internacional da Pampulha e a medalha de participação.

Eu sou daquelas que malha pra poder comer...

Um excelente início de semana para todos e bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover