Páginas

15/12/2013

Brownie com Marron-Glacé e Dulce de Leche


Eu não consegui me segurar e já fiz uma receitinha usando o marron-glacé que eu preparei. Eu estava até precisando fazer um docinho para dar de presente de natal para umas pessoas queridas e essa é a desculpa que eu precisava.

Olha, eu sei que essa é receita chega a ser food porn. Brownie, dulce de leche e marron-glacé tudo junto?! Pode isso Arnaldo? Pode gente! É Natal! Época em que o pão integral, o queijo cottage, e o alface tiram férias!

É aquela coisa: "Tudo é permitido com moderação, inclusive a moderação." (Eu não sei de quem é essa frase. Se alguém souber, por favor me diga nos comentários.)

Pra você, que como eu, já testou inúmeras receitas de brownie, pode salvar essa nos seus favoritos, porque essa é a receita definitiva de brownie. Façam, deliciem-se e presenteiem as pessoas especiais!


Brownie com Marron-Glacé e Dulce de Leche

Ingredientes:
6 colheres de sopa de manteiga
170g de chocolate 60% cacau (no mínimo)
1/4 xíc. de cacau em pó sem açúcar
3 ovos
1 xíc. de açúcar
1 colher de chá de pasta ou essência de baunilha
3/4 xíc. de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de laranja
3/4 xíc. de marron-glacé em pedaços
1/2 xíc. de amêndoas torradas picadas
1 xíc. de dulce de leche argentino preferencialmente

Preparo:
1 - Pré-aqueça o forno a 180oC;
2 - Forre um tabuleiro retangular pequeno (20x30cm) com uma folha de papel vegetal, cobrindo o fundo e os lados. Unte o fundo e os lados da folha com um pouco de manteiga. Se a forma for anti-aderente não precisa fazer nada disso;
3 - Derreta a manteiga e o chocolate em uma panela média ou no microondas. Mexa constantemente até que o chocolate esteja totalmente derretido. Misture o cacau em pó até ficar homogêneo. Adicione os ovos, um de cada vez e em seguida, misture o açúcar, a baunilha e a farinha. Adicione as amêndoas e o marron-glacé;
4 - Despeje a metade da massa na forma preparada. Aí vem a parte divertida. Coloque metade do dulce de leche, às colheradas, uniformemente espaçadas, sobre a massa de brownie. Em seguida, arraste uma faca por cima criando "espirais" de dulce de leche. Despeje a massa de brownie restante e em seguida, coloque o restante de dulce de leche repetindo o processo acima;
5 - Asse por 45 minutos. Os brownies estarão prontos quando o centro estiver ligeiramente firme. Retire do forno e deixe esfriar completamente;
6 - Estes brownies ficam ainda melhores no dia seguinte. Guarde em recipiente tampado ou corte em quadradinhos, embrulhe em papel alumínio e presentei quem você gosta!


Essa receita é do David Lebovitz, ex-chef pâtissier do restaurante Chez Panisse e hoje autor consagrado de vários livros sobre a cozinha francesa. Vale a pena conhecer o blog dele.

Então é isso pessoal!
Quem ganhou brownie de presente adorou e aprovou! Quem não ganhou é só fazer em casa!

Um abraço e bon appétit!


2 comentários:

  1. Eu provei e comeria novamente em quantidades absurdas ;)
    Manu

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover