Páginas

14/11/2013

Pão Challah Integral



Véspera de feriado pra mim é dia de fazer pão. Tem gente que acha que fazer pão é uma coisa complexa e cansativa. E na verdade não é tão mal. É demorado, mas é divertido e libera o stress acumulado durante a semana.

O pão escolhido para o feriado foi o Challah. O challah é um pão trançado judaico comido no Sabbath e nas datas comemorativas judias. E antes que alguém me pergunte, não, eu não sou judia. Mas esse pão é tão gostoso e fofinho, estilo brioche, que não precisa ser judeu pra querer comê-lo.

A minha versão é feita com metade de farinha integral, o que o deixa com uma cor mais escura e um gosto levemente amendoado. Mas quem quiser, pode fazer só com farinha branca. Fica tão bom quanto. E não se preocupem com o trançado, porque eu eu vou ensinar pra vocês o passo-a-passo.


Pão Challah Integral

Ingredientes (para 2 pães):
1 envelope de fermento biológico seco (10g)
1 1/4 xíc. de água morna
4 xíc. de farinha de trigo branca
3 xíc. de farinha de trigo integral
1/2 xíc. de açúcar refinado
2 ovos
4 gemas
1/3 xíc. de azeite de oliva
1/4 colher de sopa de sal
4 colheres de sopa de gergelim

Para pincelar:
2 ovos
1/2 colher de sopa de mel

Preparo:
1 - Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Acrescente os ovos, as gemas e o azeite de oliva. Misture;
2 - Adicione as farinhas e o sal. Sove as massa por uns 5 ou 6 minutos, até que ela fique homogênea e elástica. Coloque em bowl enfarinhado, cubra com plástico filme e deixe crescer até dobrar de tamanho em lugar quente (mais ou menos uma hora);
3 - Transfira a massa para uma superfície de trabalho e a divida em duas partes iguais. Divida cada metade em quatro partes iguais. Estique cada pedaço, enrolando na mesa, para formar tiras de 40cm de comprimento, dessa forma:


4 - Pegue 4 tiras e as una em uma das extremidades, pressionando com os dedos. Para trançar o pão, pegue a primeira tira à direita e mova em direção à esquerda, passando por cima da tira seguinte, por baixo da próxima e por cima da última (primeira tira à esquerda). Repita esses movimentos, sempre começando da primeira tira à direita, até trançar todo o pão, dessa forma:


5 - Arrume as duas tranças em um tabuleiro coberto com papel vegetal e untado com um pouco de azeite. Cubra com plástico filme e deixe crescer em lugar quente por 45 minutos;




6 - Depois de crescidas, pincele com os dois ovos misturados com o mel e salpique com o gergelim. Asse em forno pré-aquecido a 180oC por uma hora. Retire do forno e deixe os pães descansarem por 15 minutos antes de servir.





Esse pão fica bom com tudo. Com manteiga e geleia, com ovo frito, só com azeite de oliva, em rabanadas bem grossas, além de ser perfeito para limpar o prato de molho ou caldo. E é uma ótima receita de pão para se iniciar na arte, já que não tem nenhum segredo ou ingrediente especial.

Essa foi a minha dica para o feriado. Espero que tenham gostado!

Bom findes e bon appétit!


Um comentário:

Pin It button on image hover