Páginas

10/11/2013

Panna Cotta de Iogurte com Compota de Maçã


Olá queridos comensais! Como estão indo de início de fim de ano? Eu ando numa correria só. Mas blogueiro de culinária que se preze tem que arrumar um tempinho pra fazer uma gostosura na cozinha, né?!

A receita de hoje é uma Panna Cotta de Iogurte com Compota Maçã. Panna Cotta significa literalmente creme cozido em italiano. É uma sobremesa típica da região italiana de Piemonte feita com nata, leite, gelatina, açúcar e especiarias. Pode ser consumida sozinha ou com compotas de frutas.

Na minha versão eu usei iogurte grego e creme de leite light para que a receita ficasse um pouco mais leve.

Eu não escolhi fazer essa receita à toa. Foi para estrear um dos presentes que ganhei de aniversário: a pasta de baunilha natural de Madascascar Nomu, que vem com sementinhas e tudo! Pra mim, que não aguentava mais usar essas essências horrorosas de baunilha, foi uma descoberta e tanto. Olha que legal:


Eu ganhei também o livro "Refeições em 15 minutos do Jamie Oliver" e estou completamente apaixonada por ele. Daqui a pouco vou começar a testar as receitas e mostrá-las aqui pra vocês.

Meus presentes....


Mas vamos ao que interessa:

Panna Cotta de Iogurte com Compota de Maçã

Ingredientes:

Panna Cotta
270g de iogurte grego light ou tradicional
200g de creme de leite light
3/4 xíc. de leite integral
2 colheres de sopa cheias de açúcar
10g de gelatina sem sabor
1 colher de sopa de pasta de baunilha (ou essência)

Compota de Maçã
2 maçãs descascadas e picadas em cubos pequenos
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de canela
1/2 xíc. de água
1 colher de chá de amido de milho
1/2 xíc. de nozes picadas

Preparo:
1 - Para a Panna Cotta, coloque 2 colheres de sopa de água em um recipiente pequeno e salpique a gelatina por cima. Deixe descansar por 5 minutos;
2 - Em um bowl, coloque o iogurte, o creme de leite e a pasta de baunilha. Aqueça levemente o leite e dissolva o açúcar nele. Acrescente ao iogurte e ao creme de leite e misture bem;
3 - Aqueça a gelatina no microondas até que ela dissolva totalmente (mais ou menos 15 segundos). Acrescente à mistura. Despeje em tacinhas ou potinhos individuais e deixe na geladeira por no mínimo 3 horas.
4 - Para a Compota de Maçã, despeje as maçãs picadas em uma panela pequena juntamente com a água, o mel e a canela. Cozinhe por 5 minutos e acrescente o amido de milho dissolvido em uma colher de sopa de água. Misture bem e por último coloque as nozes picadas;
5 - Coloque em uma vasilha de vidro e leve à geladeira;
6 - Quando a Panna Cotta estiver gelada, coloque uma colherada de compota em cima de cada uma e sirva imediatamente!



Bom início de semana para todos e bon appétit!


Um comentário:

  1. Sensacional!!!! Sem palavras para expressar tanta gostosura!!!!
    Beijos Mãe.

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover