Páginas

10/08/2013

Sanjeev Kapoor: O Jamie Oliver da Índia


Você já ouviu falar de Sanjeev Kapoor? Não? Eu também nunca tia ouvido falar até uma semana atrás, quando o vi em um programa de gastronomia do canal Globosat. Foi no programa "Duet" em que a chef israelense Rima Olvera viaja ao redor do mundo em busca de chefs regionais para juntos prepararem pratos que misturam a cultura local com a cozinha moderna.

Quando ela chegou em Bombay, na Índia, se encontrou com um chef indiano bastante simpático e bonito. Ele estava gravando um programa de culinária em um estúdio de TV. Conversa vai, conversa vem e o tal chef indiano convidou Rima para ir à um mercado de rua para comprarem ingredientes frescos.

E o que os dois chefs compraram nesse singelo passeio pelas ruas de Bombay? Para meu espanto: NADA!!! Eles não conseguiram nem andar um quarteirão inteiro devido à quantidade imensa de fãs, pedidos de fotos, abraços, beijos e presentes oferecidos ao tal chef indiano. Uma loucura! O cara é mais famoso que os Rolling Stones!

Aí eu pensei: gente, como eu que eu nunca tinha ouvido falar nessa pessoa?! Um chef de cozinha "superstar" que eu não conheço? Como pode? A Índia nem é tão longe do Brasil assim...

E a verdade é que, inexplicavelmente, eu não conhecia Sanjeev Kapoor. E depois de pesquisar um pouco sobre ele, eu fiquei ainda mais abismada com a minha desinformação.

Veja os números:

  • Seu programa é exibido em mais de 120 países (na Ásia principalmente);
  • Sua audiência é de mais de 500 milhões de telespectadores;
  • Seu website tem 30 milhões de acessos por mês;
  • Ele tem 37 livros publicados sobre comida indiana (já vendeu 15 milhões de cópias);
  • Possui 84 restaurantes em toda a Índia;
  • É dono do primeiro canal de culinária 24 horas da Índia, o FoodFood;
  • Sua fortuna é estimada em 2 bilhões de dólares.

E o mais incrível dessa história é que ele consegui tudo isso fazendo comida vegetariana! Porque, vocês sabem, a população indiana é 95% vegetariana.

Sanjeev Kapoor tem hoje 49 anos, é casado, tem duas filhas e é considerado um dos chefs mais poderosos do mundo e o chef mais poderoso do oriente. Ele se graduou em hotelaria mas sempre quis ser cozinheiro. Trabalhou em vários hotéis até que chegou a chef executivo do já fechado Centaur Hotel em Bombay. Aí não parou mais.

Hoje, ele administra seu império gastronômico, faz programas de TV, escreve livros e ainda é jurado convidado do Masterchef Índia. E segundo o próprio Sanjeev, faz ioga diariamente às 5 da manhã. 

Impressionado? Então veja a delicadeza e simpatia com que ele prepara "Batatas com Pimenta Shezwan":


Tudo bem, eu me esqueci de contar que os programas dele são falados em hindi (língua falada em 70% da Índia)! Mas mesmo assim ele é muito fofo! Deu pra entender tudo! Eu já virei fã...

E se você gosta de comida indiana como eu e quer aprender a fazer, esse é o cara. Tem um milhão de vídeos dele no Youtube e um milhão de receitas no site.

Gostaram da dica?
Um ótimo fim de semana e um feliz dia dos pais!

Pai, te amo!!!

 आप का खाना स्वादिष्ट हो

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover