Páginas

22/06/2013

Cupcake "Torta de Limão" e Programas de Culinária


Todo mundo que curte cozinhar tem seus programas de gastronomia favoritos. Eu assisto programas de culinária desde criança.

Comecei, claro, pela Ofélia e Ana Maria Braga no seu "Note e Anote". Quando eu tinha meus quinze, dezesseis anos, meu pai colocou TV a cabo em casa e eu descobri o primeiro programa de gastronomia internacional: o "Great Chefs of the World". Passava no canal Superstation, que eu nem sei se ainda existe, e mostrava os chefs mais estrelados do mundo fazendo suas receitas mais famosas. Foi nesse programa que eu aprendi o que são as estrelas Michelin e vi pela primeira vez uma trufa negra.

Hoje em dia, eu assisto TODOS os programas de culinária que passam em TODOS os canais da NET. Mas eu tenho os meus favoritos: Jamie Oliver e Nigella moram no meu coração. Assisti e continuo assistindo tudo que eles fazem. Gosto muito também do "Top Chef", que tem sua versão só de sobremesas, o "Top Chef Just Desserts" que é sensacional. Não posso deixar de falar do "Masterchef" em todas as suas nacionalidades (o peruano é meio chato). Os mais recentes que me conquistaram são o "The Great British Bake Off" ,o "Nigel Slater Simple Cooking" e o "The little Paris kitchen", todos da BBC. Tem ainda o "The Fabulous Baker Brothers" e o lindo "Glamour Puds".

Entre os brasileiros, eu adorava o programa do Alex Atala que passou no GNT há uns dez anos atrás. Atualmente eu não caio de amores por nenhum.

Mas eu contei essa história toda só pra dizer pra vocês que a inspiração pra receita de hoje veio de uma "Tarte au Citron" que eu vi no "The Great British Bake Off" dessa semana. Eu adoro torta de limão, mas comprei umas forminhas lindas com estampa de zebra e como eu estava louca para usá-las, transformei essa receita clássica em cupcakes. Deliciem-se!

Cupcake "Torta de Limão"

Bolinho (rende 12 cupcakes)
Ingredientes:
1/2 xíc. de manteiga
1 1/4 xíc. de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 pote de 100g de iogurte grego sem sabor
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
1/4 xíc. de leite
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
1 - Bata a manteiga, o açúcar, os ovos e a baunilha com uma colher de pau até que fique cremoso e ligeiramente esbranquiçado;
2 - Acrescente o iogurte, o leite e a farinha. Misture bem e por último adicione o fermento;
3 - Encha as forminhas até a metade e asse em forno médio (180 oC) por 15 minutos ou até dourar.

Recheio ("Lemon Curd")
Ingredientes:
100g de manteiga (não pode substituir por margarina)
suco coado de 4 limões grandes
1 1/2 de açúcar cristal
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de leite
3 ovos inteiros
1 colher de sopa cheia de amido de milho

Preparo:
1 - Em uma panela, coloque o suco de limão, a manteiga, o açúcar, o leite e a farinha. Aqueça até a manteiga derreter e tudo se misturar;
2 - Bata os ovos em um recipiente com um batedor de arame ou garfo. Abaixe o fogo e os acrescente em fio à panela, sempre mexendo bem para evitar que eles virem ovos mexidos. Cozinhe por uns cinco minutos, até que eles cozinhem e o creme engrosse levemente;
3 - Dissolva o amido de milho em 1/4 de xícara de água e acrescente ao creme de limão. Cozinhe por mais 5 minutos. Despeje em um recipiente com tampa e refrigere por no mínimo 6 horas.


Cobertura
Ingredientes:
400ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de glaçucar

Preparo:
1 - Bata o creme de leite na batedeira com o açúcar até dar ponto de chantilly.

Montagem
1 - Corte uma tampinha de mais ou menos 3cm de diâmetro em cima dos cupcakes. Retire um pouco do interior do cupcake com a ajuda de uma colher de chá, para dar espaço para o recheio;
2 - Recheie os cupcakes com o creme de limão (você pode usar um saco de confeiteiro se quiser) e recoloque as tampinhas por cima.
3 - Espalhe o chantilly com a ajuda de uma espátula e decore com raspinhas de limão, açúcar colorido ou chocolate. Use a imaginação!

Eu sei que parece trabalhoso e cheio de etapas. E é mesmo. Mas é muito divertido fazer!
E quando vemos os cupcakes reluzentes e prontos para serem devorados, entendemos porque que vale a pena investir um tempinho nesses "projetos" caseiros.


Gostaram? Quem comeu aqui em casa gostou...

Resumindo:

          "A verdade é que, eu amo comida, e muita dela, a qualquer hora."

Minha ídola.

Bom fim de semana e bon appétit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover