Páginas

04/01/2012

Latte Art


Quem não adora café? Cafezinho no coador, expresso, capuccino, latte... Tantas opções... Só de pensar já me dá água na boca!

Mas a última palavra em café atende pelo nome de "Latte Art" ou "Coffee Art". Quer dizer, não é uma coisa tão nova assim, mas eu me apaixonei por essa arte recentemente. Então neste post vou mostrar pra vocês um pouquinho deste trabalho super interessante dos baristas.

Latte Art ou Coffee Art são termos que se referem às figuras feitas na superfície de bebidas feitas à base de café expresso. Estas figuras são feitas utilizando-se o fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso.

Pode-se também desenhar as figuras com uma ferramenta (conhecida como etching - gravador, marcador), utilizando-se um estêncil e pó de cacau ou calda de chocolate.

A Latte Art é mais comumente feita em lattes (bebida feita de café expresso e leite quente com bastante espuma), mas pode também ser feita em cappuccino, café mocha (também conhecido como mocaccino) ou mesmo em um expresso macchiato (significa "manchado" - bebida feita de café com um leve toque de leite ou espuma de leite).

A Latte Art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a "cereja do bolo" em uma primorosa bebida feita de expresso. Mas é bom lembrar que, praticantes da Latte Art são sempre encorajados a priorizarem a qualidade do expresso e do leite que vão utilizar, antes de pensarem em como será feita a arte visual.


Eu já sou fã! E você, gosta de ter um pouco de arte no seu cafezinho?

Aí vão algumas fotos e um vídeo bacana no final:





                                

Agora eu vou tomar um cafezinho...
Bon appétit!

Um comentário:

  1. Muito lindo é um trabalho que exige muita abilidade

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover