Páginas

26/01/2012

Geleia de Tangerina


Pela segunda vez, vou compartilhar com vocês uma receita de geleia. A primeira foi de abacaxi, essa é de tangerina.

Eu sei que vou chover no molhado dizendo que geleia caseira não se compara à geleia comprada. É muito mais gostosa, com o verdadeiro gostinho da fruta e sem consistência de gelatina. E o melhor de tudo: leva basicamente só dois ingredientes e é super fácil de fazer!

É claro que têm alguns segredinhos. Mas não se preocupem, pois vou dividi-los todos com vocês. Então gravem essa receita nos seus favoritos e nunca mais comprem geleia no supermercado!

Geleia de Tangerina

Ingredientes:
1 kg de tangerina MURGOTE
900 kg de açúcar cristal
1 colherzinha de café de bicarbonato de sódio
suco de 2 limões
3 paus de canela
4 paus de cravo

Preparo:
1. Lave bem as tangerinas com sabão e água corrente. Corte-as em pedacinhos de cerca de 1 cm com a casca e tudo. Eu faço assim: corto primeiramente em rodelas e vou retirando as sementes. Depois empilho as rodelas e vou cortando em quadradinhos.
2. Despeje a tangerina cortada em cubinhos em uma panela grande e funda. Cubra com água filtrada. Não coloque muita água, somente o suficiente para cobrir os pedaços de mexerica. Adicione o bicarbonato de sódio e misture até dissolver.
3. Deixe a tangerina de molho nessa água, dentro da geladeira, por 24 horas. Você perceberá depois desse tempo que os pedacinhos de tangerina absorverão grande parte da água e ficarão mais "gordinhos".
4. Depois de 24 horas, coloque a panela com a tangerina e a MESMA água em que ela ficou de molho (não troque a água!) no fogo alto até ferver. Depois que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e cozinhe a tangerina até a casca ficar macia. Você pode testar o cozimento tentando partir a casca com um garfo ou colher. Se partir com facilidade, já está cozida.
5. Adicione à tangerina cozida o suco de limão, o açúcar, a canela e o cravo. Aumente o fogo novamente e mexa até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe sempre mexendo. Vá retirando a espuma que se acumula em cima da geleia e descarte. Depois de meia hora de fervura, retire a canela e o cravo.
6. Cozinhe, mexendo sempre, até dar o ponto de geleia (veja dica abaixo).
7. Despeje a geleia ainda quente em vidros esterilizados. Feche bem com as tampas também esterilizadas e vire os vidros de cabeça pra baixo. Deixe nessa posição até esfriar, assim se criará o vácuo que ajudará a preservar sua geleia por mais tempo.
8. Agora é só saborear e presentear seus amigos! Lembre-se que depois de aberta, a geleia deve ser guardada na geladeira. Fechada ela dura por até seis meses no armário. Essa receita rende de 8 a 10 vidrinhos de 240ml. Enjoy!

Dicas Importantes:

  • Não pule a etapa de deixar as tangerinas de molho. Se você fizer isso, sua geleia ficará com pedaços de casca não cozidas, ou, ao tentar cozinhá-las por mais tempo, sua geleia ficará escura por causa do açúcar que irá caramelizar;
  • Essa geleia só pode ser feita com a tangerina murgote ou a tangerina importada conhecida como "clementine" (essa é mais vermelhinha). Não tente fazer com nenhum outro tipo, pois sua geleia irá amargar. Acredite, eu já tentei...
  • Faça sua geleia em uma panela de laterais altas, tipo um caldeirão. Ela espirra demais durante o cozimento e seu fogão pode ficar bastante "caramelado";
  • Já disse e vou repetir: a tangerina deve ser cozida na mesma água em que ficou de molho. Se você trocar a água, a geleia perderá todo o seu sabor;
  • Mantenha o fogo do cozimento de médio para baixo, ou sua geleia poderá ferver e transbordar. E mexa SEMPRE! Um minuto esquecido pode resultar em geleia queimada (lembre-se: açúcar queima muito rápido!);
  • Para dar o ponto coloque um pires dentro do congelador ou freezer quando começar a fazer a geleia. Ele deve ficar congelado. Quando você achar que sua geleia está chegando no ponto (de 1:30h a 2hs de cozimento), retire o pires do freezer e coloque um pouco da geleia quente. Volte o pires para o freezer e deixe resfriar por 2 minutos. Depois desse tempo, retire novamente o pires do freezer e o incline levemente. A geleia deve escorrer lentamente pelo pires formando pequenas "ondas". Esse é o ponto certo.



Divertido e delicioso! Bon appétit!

4 comentários:

  1. olá Melinda...
    Gostaria de saber se essa receita de geleia de tangerina não fica amarga,
    pois ja tentei duas outras receitas e infelizmente ficaram..

    ResponderExcluir
  2. olá Melinda...
    Gostaria de saber se essa receita de geleia de tangerina não fica amarga,
    pois ja tentei duas outras receitas e infelizmente ficaram..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa! Como eu expliquei na receita, a ÚNICA mexerica que pode ser usada nessa receita é a MURCOTE. Ela tem uma casca mais fina e aderida do que a da tangerina comum. Qualquer outro tipo não funciona. E estamos exatamente na época e ela está baratinha!

      Excluir
  3. Oi Melinda, é com a casca mesmo que vai para a panela cozinhar?

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover