Páginas

30/12/2011

Bolinho de Arroz


Alguém já tentou fazer bolinho de arroz com arroz integral? Não?! Pois eu fiz e ficou uma delícia!
Nem dá pra dizer que foi feito assim.

Bolinho de arroz é uma receita que não tem receita. É verdade! Porque depende do arroz que você usar, do ovo e do seu gosto pessoal, lógico. Mas eu vou tentar passar pra vocês a proporção de ingredientes que eu usei. Anotem aí:

Bolinho de Arroz

Ingredientes:
8 xíc. de arroz cozido (pode ser branco ou integral)
3 ovos
1/2 xíc. de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho amassados
sal
pimenta-do-reino
farinha de trigo se precisar
Queijo Minas cortado em cubinhos para rechear

Preparo:
1 - Passe o arroz cozido pelo processador de alimentos até ele ficar grudento. Você pode pular essa etapa e apenas "esmagar" o arroz com as mãos, mas o processador ajuda muito. Transfira para um bowl e amasse mais o arroz até que ele "dê liga", ou seja, se você apertar um pouco dele na mão, se formará um bolinho.
2 - Acrescente os outros ingredientes e amasse mais até que se forme uma massa. A massa não ficará totalmente homogênea, é lógico, mas quanto mais você amassar mais liga ela dá.
3 - Se achar que está um pouco mole, acrescente farinha aos poucos. Não coloque muita farinha porque senão o bolinho fica seco! O ideal é não colocar. Por isso, aconselho adicionar os ovos um a um e ir "sentindo" a massa.
4 - Faça os bolinhos do formato que desejar. O mais tradicional é esse que eu fiz. Pode também rechear com um pedacinho de queijo. Fica ótimo!
5 - Depois de enrolados deixe os bolinhos na geladeira por no mínimo 2 horas antes de fritar. Pode congelar também, mas tem que deixar em temperatura ambiente por 1 hora antes de fritar.
6 - Frite em óleo bem quente e sirva com um molho de pimenta. Não tem quem não goste!



Viram só? É uma receita "simples", mas cheia de truques. Cozinha é isso aí!

Obs: Manu, não se preocupe. Eu guardei um monte de bolinho congelado pra você comer quando chegar.

Bon appétit!

2 comentários:

  1. Você é a melhor da melhor do mundo em fazer bolinhos deliciosos e guardar pra sua cunhada :)!! Comi uns 14 e se não tivesse me contado que eram de arroz integral nunca ia desconfiar! Bolinhos de arroz é uma das minhas coisas favoritas na vida. Ameeei.Obrigadaaa
    Manu

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Manu! Se vc, que é especialista em bolinho gostou, eu fico tranquila...

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover