Páginas

15/02/2011

Jantarzinho de dia de semana


Na minha primeira postagem vou mostrar para vocês uma receita super saudável que eu fiz na noite de hoje. É comida de primeira, mas sem excessos.
Vou também colocar o meu passo-a-passo a fim de facilitar para aqueles que ainda estão iniciando na arte da culinária. Mas não se acostumem!
Vamos lá:

BACALHAU FRESCO AO MOLHO DE MOSTARDA E LIMÃO, QUINOA COM LEGUMES E PURÊ DE BATATA DOCE

1) A quinoa:
Você pode usar os vegetais da sua preferência. Eu usei cenoura, abobrinha e tomate. Cebola e alho para temperar. Salsinha e cebolinha para dar um frescor. Pique tudo em quadradinhos iguais.

Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite. Jogue o restante dos legumes na panela e dê uma mexida. Acrescente a quinoa (usei cerca de 2 xícaras de chá) e mexa novamente.

Acrescente um caldo de legumes (eu usei o de tablete mesmo) e mexa para misturar. Para 2 xícaras de quinoa o ideal são 700ml de caldo. Deixe cozinhar até ficar macia (cerca de 30 min.).

Depois de cozida acrescente a salsinha e cebolinha. Ah, e não deixe de corrigir o tempero com sal e pimenta-do-reino a gosto.


2) Vamos ao bacalhau:
Eu usei um filezinho de 130g. Tempere com sal e pimenta do reino e passe levemente na farinha de trigo. Frite dos dois lados em uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Não frite demais (3 min. de cada lado) para não ressecar o peixe.


Reserve o bacalhau, mas mantenha-o aquecido. Na mesma frigideira acrescente uma colher de chá de mostarda dijon (de preferência a la anciene, aquela que tem os grãozinhos inteiros), suco de 1 limão tahiti e uma colherzinha de café de mel. Leve ao fogo até misturar tudo e acrescente meia colher de sobremesa de manteiga ou margarina gelada. Vá sacodindo a frigideira atá que a manteiga derreta e se incorpore ao molho. Corrija o sal e a pimenta.

3) A montagem:
Coloque uma camada de purê de batata doce (feito somente com batata cozida e amassada, sem leite), uma camada da quinoa com legumes e por cima acomode o filé de bacalhau com uma colher de molho de mostarda e limão. Finalize regando com um pouco de azeite, uma pitada de pimenta-do-reino e um pouco de flor de sal em cima do peixe. "Bon apetit"!!!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover